Como sintetizar o futuro em uma única imagem? De que cor ele é? Quando você fecha os olhos e pensa no porvir, vê contornos bruscos ou suaves, pontiagudos ou arredondados?
O futuro pode ganhar diversas formas, como os livros que compõem a seleção da nossa Temporada no Futuro. E tal como na literatura, ele também ganhou algumas versões até chegar à arte do cartaz do projeto, assinada pela artista gaúcha Romy Pocztaruk. “Representar o futuro em uma imagem é estar no presente sem nunca esquecer o passado e imaginando o que ainda está por vir”, observa Romy. “A ideia era fugir de um futuro apenas tecnológico e misturar plantas, pessoas, ruínas, afinal o futuro sempre carrega algo do passado — seja o que ele incorpora ou rejeita”, complementa Stephanie Borges, curadora da temporada. “Algo que misturasse vários elementos, porque os livros tratam muito de questões de convivência, de deslocar o ser humano do topo de uma hierarquia e colocá-lo como um elemento que coexiste com outras formas de vida.”
Aqui, você pode ver o cartaz que guia a identidade visual dessa temporada. Quer ver de perto? Uma tiragem limitada dos cartazes já está à venda na Megafauna.
::
SOBRE A ARTISTA
Romy Pocztaruk é artista visual. É conhecida por apresentar em seu trabalho proposições poéticas que partem do cruzamento de disciplinas como ciências e história com o campo das artes visuais e do cinema. Dentre outras mostras, participou da Bienal do Mercosul em 2013 e 2015, e da Bienal de São Paulo em 2014. Em suas investigações e pesquisas, coloca em evidência o papel do artista frente às questões políticas e históricas do mundo, no passado, no presente ou no futuro.