Temporada no futuro
Curadoria:
Stephanie Borges
Arte:
Romy Pocztaruk
Está aberta a Temporada no Futuro!
Vamos atravessar os próximos meses com leituras que nos convidam a imaginar futuros em que a tecnologia e o respeito à natureza coexistem, em que se quer a riqueza para diminuir a desigualdade, e não apenas defender privilégios. Futuros que começam com o fim de um mundo criado com destruição e violência para o surgimento de novos.
Especular sobre o futuro foi campo fértil para a ficção no século 20, observa Stephanie Borges, poeta, tradutora e curadora desta temporada. Livros , filmes e séries de TV fizeram o público refletir sobre dilemas criados com as novas tecnologias, o esgotamento dos recursos naturais, guerras, epidemias ou o avanço de governos autoritários. Hoje, nossa realidade parece uma mistura de várias distopias. Como pensar um futuro a partir deste presente?
Os livros apresentados trazem histórias com catástrofes e colapsos, mas que não são definitivos. Acompanhamos personagens que, em meio à tragédia, são capazes de reinventar a própria vida, criar comunidades e encontrar novos propósitos. As obras de não ficção sustentam que, para escapar da distopia, precisamos pensar de outra maneira, funcionando assim como um complemento necessário à seleção.
“Sem um otimismo ingênuo, sabemos que criar outros futuros exige esforços individuais e coletivos. Se hoje vivemos o pesadelo de alguém, nos cabe imaginar e tomar atitudes para que um futuro melhor se torne real”, afirma Stephanie.
Vamos começar?