Descrição
Um percurso pelas imagens de Neruda no cinema e no teatro é fruto do pós-doutoramento da pesquisadora e artista Sara Rojo (UFMG) na Cineteca Nacional de Chile, realizado no ano de 2019. Neste livro, Sara Rojo faz um percurso por importantes produções artísticas – cinematográficas, documentais, teatrais, poéticas – que tiveram como principal referência a imagem de Pablo Neruda. Tais como: os filmes Ardiente paciencia (1983) de Antonio Skármeta e O carteiro e o Poeta (Il Postino, 1994) de Michel Radford, que se originaram a partir do romance de Skármeta (1985); também os filmes Neruda fugitivo (2014) de Manuel Basoalto, Neruda (2016) de Pablo Larraín; as obras teatrais Neruda viene volando (1991) de Ictus-Jorge Díaz, Un ser perfectamente ridículo de Flavia Radrigán (2006) e La rabelión de la alegria (2006) de Marco Antonio de la Parra; diversos produções audiovisuais documentárias sobre a vida de Neruda. Além do legado poético deixado pelo grande poeta chileno, como Plenos poderes (1963), Canto general (1984), Confieso que he vivido (1985), Odas elementales (2005), La poesía no habrá cantado en vano (2001), entre outros. A partir de uma análise crítica dessas referências, Sara Rojo investiga as diversas facetas da imagem do grande poeta chileno, construções controversas que se relacionam com a imagem e a memória do próprio Chile e do continente latino-americano.
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