Descrição
Duas fórmulas e um desconhecimento desorientam a crítica diante do processo de renovação do romance hispano-americano. As fórmulas, ‘realismo mágico’ e ‘ real maravilhoso americano’ – indiscriminadamente usadas para indicar as magias e os prodígios no conteúdo dessa ficção. O desconhecimento é o da complexa estruturação do texto romanesco, que resiste ao critério simplista da representação do real. Irlemar Chiampi, professora de Literatura Hispano-Americana da USP, neste primeiro amplo estudo teórico, no Brasil, do tema de O Realismo Maravilhoso, desvencilha-se do substancialismo daquelas fórmulas fundamentando a poética do realismo maravilhoso, com rigor e clareza crítica e didática, no âmbito das atuais teorias da narrativa. A especificidade desse tipo de discurso, no contexto da cultura hispano-americana, é identificada pelos traços formais que recortam não o real, mas uma ideologia americanista. A relação entre a forma e a ideologia se apresenta aqui como uma proposta crítica que abre novas perspectivas para discutir o modo hispano-americano de situar-se diante de outros modelos culturais.
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