Descrição
Mestiços: primeiros cruzamentos entre texto, imagem e objeto nos livros do modernismo brasileiro, de Gustavo Piqueira, analisa dois livros pioneiros e revolucionárias dos anos 1920: “Quelques Visages de Paris”, de Vicente do Rego Monteiro, e “Pathé-Baby”, de Antônio Alcântara Machado. Pouco difundidos, ambos usam elementos como ilustrações, tipografia e materialidade como parte integrante da narrativa. Juntos contribuíram para a inescapável influência do modernismo brasileiro. Esse é o quarto volume da Coleção Gráfica Particular. Como o nome já diz, os livros dessa coleção buscam destacar itens específicos da produção impressa. Seu critério de seleção é assumidamente desorganizado (“particular”, se preferir): valem medalhões, valem obscuros; antigos ou contemporâneos; passadela por obras amplas ou olhar detido sobre algum detalhe; etc, etc. Ela também não demarca territórios nem aponta vertentes. Pelo contrário, aliás. Seu objetivo não é o de direcionar gostos pra lá ou pra cá, mas sim estimular cada um na elaborac¸ão de seu cânone gráfico particular.
Avaliações
Não há avaliações ainda.