Descrição
A diversidade do pensamento filosófico sobre as transformações modernas e contemporâneas que cercam a produção artística desdobra-se nos quinze textos que compõem o livro, os quais abordam os mais variados gêneros: cinema, poesia, escultura, pintura e fotografia. Além disso, os textos dialogam ora com autores consagrados – de Winckelmann e Schelling a Benjamin e Rancière –, ora com os próprios artistas – de Glauber Rocha a Joseph Kosuth – e ora com contextos socioculturais mais amplos – desde o capitalismo estético até a estética dos gêneros. Os principais problemas filosóficos que balizam a história da estética e se mantém no cerne dos debates modernos e contemporâneos atravessam esta coletânea: temas tradicionais como a educação do gosto, o conceito de beleza, o princípio da imitação da natureza e a relação entre aparência e verdade são atualizados com acuidade. Temas fundamentais do século XX como a autonomia da arte, o papel da arte na invenção de um povo, a liberdade e a experiência estética, a perda da materialidade das obras de arte e a função da crítica de arte também recebem atenção cuidadosa. Temas que dialogam diretamente com a situação atual das artes são igualmente contemplados, como a subsunção da arte pelo consumo, o possível caráter transgressor e revolucionário do gesto artístico e o papel das imagens na contemporaneidade.
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