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CORPO DA IMAGEM, O – A IMAGEM DO CORPO
Emmanuel Alloa
Zouk

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O corpo da imagem. A imagem do corpo. Esse jogo de inversão no título do livro de Emmanuel Alloa é uma tentativa de armar um jogo com as questões histórico-filosó­ficas para uma análise crítica da imagem e sua relação com o corpo; menos em sua totalidade do que em suas nuances fragmentárias: o olho, o rosto, a perna. O primeiro ensaio intitulado “Corpos estra­nhos. Fragmentos de uma teoria do intruso” mostra-nos, a partir das imagens de Peter Paul Rubens e Fra Angelico, uma teoria do implante/enxerto no corpo como operação da ordem do intruso. Fica a pergunta: afinal, quem é esse estranho que invade o corpo enfermo, através de uma violenta intrusão e, requer do próprio cor­po, incondicional hospitalidade? O segundo texto, “Exorbitâncias. A loucura da visão no último Merleau-Ponty”, permeia a feno­menologia da percepção proposta por Merleau-Ponty e sua relação com o olhar na imagem — ser possuído, arrebatado por ela, ou como o próprio Merleau-Ponty anuncia sobre o quiasma dos olhares: “simultaneamente tomar e ser-tomada”, assim como a pintura de Vermeer guarda um segredo e o expõe apenas para olhos que se entregam a sua exposição. Por fim, “Visão e contra-visão. Máscaras mortuárias segundo Heidegger e Blanchot” encerra essa tríade atra­vés do fascínio despertado pelas mascaras mortuárias; uma leitura heideggeriana e blanchotiana que nos indaga, finalmente: até que ponto a imagem se doa não ape­nas como um meio de observar algo ausente [no caso das más­caras mortuárias], mas também como algo que possui sua própria densidade?

Sobre o autor: Emmanuel Alloa dirige a cadeira de Estética e de Filosofia da Arte da Universidade de Friburgo (Suíça). Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris I-Panthéon e pela Freie Universität Berlin. Seu trabalho, que se encontra no cruzamento da fenomenologia, estética, teoria da mídia e filosofia social, recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio Latsis 2016 e o prêmio Wissenschaftspreis Aby Warburg 2019.

  • Páginas
    120
  • Encadernação
    BROCHURA
  • ISBN
    9786557780534
  • Peso
    100 gr
  • Formato
    13 × 0.5 × 18 cm

Descrição

O corpo da imagem. A imagem do corpo. Esse jogo de inversão no título do livro de Emmanuel Alloa é uma tentativa de armar um jogo com as questões histórico-filosó­ficas para uma análise crítica da imagem e sua relação com o corpo; menos em sua totalidade do que em suas nuances fragmentárias: o olho, o rosto, a perna. O primeiro ensaio intitulado “Corpos estra­nhos. Fragmentos de uma teoria do intruso” mostra-nos, a partir das imagens de Peter Paul Rubens e Fra Angelico, uma teoria do implante/enxerto no corpo como operação da ordem do intruso. Fica a pergunta: afinal, quem é esse estranho que invade o corpo enfermo, através de uma violenta intrusão e, requer do próprio cor­po, incondicional hospitalidade? O segundo texto, “Exorbitâncias. A loucura da visão no último Merleau-Ponty”, permeia a feno­menologia da percepção proposta por Merleau-Ponty e sua relação com o olhar na imagem — ser possuído, arrebatado por ela, ou como o próprio Merleau-Ponty anuncia sobre o quiasma dos olhares: “simultaneamente tomar e ser-tomada”, assim como a pintura de Vermeer guarda um segredo e o expõe apenas para olhos que se entregam a sua exposição. Por fim, “Visão e contra-visão. Máscaras mortuárias segundo Heidegger e Blanchot” encerra essa tríade atra­vés do fascínio despertado pelas mascaras mortuárias; uma leitura heideggeriana e blanchotiana que nos indaga, finalmente: até que ponto a imagem se doa não ape­nas como um meio de observar algo ausente [no caso das más­caras mortuárias], mas também como algo que possui sua própria densidade?

Sobre o autor: Emmanuel Alloa dirige a cadeira de Estética e de Filosofia da Arte da Universidade de Friburgo (Suíça). Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris I-Panthéon e pela Freie Universität Berlin. Seu trabalho, que se encontra no cruzamento da fenomenologia, estética, teoria da mídia e filosofia social, recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio Latsis 2016 e o prêmio Wissenschaftspreis Aby Warburg 2019.

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 18 × 13 × 0,5 cm

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