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A MÚSICA POPULAR NO ROMANCE BRASILEIRO
José Ramos Tinhorão
Editora 34

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A entrada do Brasil no século XX – preparada desde o fim do Oitocentos pela abolição da escravidão, o advento da República, pelo início da atividade industrial, da imigração estrangeira e das grandes obras públicas – iria provocar como reflexo mais evidente, na área cultural, a descentralização da vida literária.A projeção dessas mudanças sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de produção local em várias capitais – como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife – com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de ação dos enredos, fazendo surgir os romances de escândalo ou de crônica, da vida de pequenas cidades, ou específicos da vida proletária, pequeno-burguesa ou vagamente “populares”. Aumentam também as referências à música popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias.Este segundo volume da trilogia de A música popular no romance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai até O último dos Morungabas de Galeão Coutinho (1944).

  • Seção
    Ensaios/Humanidades
  • Páginas
    416
  • Encadernação
    BROCHURA
  • ISBN
    9788573261790
  • Peso
    513 gr
  • Formato
    14 × 21 × 2.6 cm
  • Palavras-chave
    Crítica Literária, Música, Música popular brasileira

Descrição

A entrada do Brasil no século XX – preparada desde o fim do Oitocentos pela abolição da escravidão, o advento da República, pelo início da atividade industrial, da imigração estrangeira e das grandes obras públicas – iria provocar como reflexo mais evidente, na área cultural, a descentralização da vida literária.A projeção dessas mudanças sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de produção local em várias capitais – como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife – com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de ação dos enredos, fazendo surgir os romances de escândalo ou de crônica, da vida de pequenas cidades, ou específicos da vida proletária, pequeno-burguesa ou vagamente “populares”. Aumentam também as referências à música popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias.Este segundo volume da trilogia de A música popular no romance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai até O último dos Morungabas de Galeão Coutinho (1944).

Informação adicional

Peso 0,513 kg
Dimensões 2,6 × 14 × 21 cm

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