Vídeos
Uma homenagem a um dos maiores escritores brasileiros vivos. No dia 27 de novembro de 2020, Raduan Nassar completou 85 anos. Fruto de um encontro entre o autor, o cineasta Luiz Fernando Carvalho e a jornalista e também escritora Marilene Felinto, essa série de vídeos curtinhos realizada por Carvalho em parceria com a Megafauna reúne depoimentos inéditos, imagens de arquivo pessoal e registros recentes de Raduan, em uma celebração de sua vida e obra.
O pêssego
Raduan marcou a história da nossa literatura já em sua estreia, com Lavoura arcaica, em 1975. Ganhador do Prêmio Camões em 2016, o escritor que prefere o silêncio ao “barulho do mundo” faz poucas aparições e declarações públicas. No primeiro vídeo, registramos um desses raros momentos com Raduan, na intimidade de sua casa, comendo pêssegos enquanto recebe Luiz Fernando Carvalho e Marilene Felinto.
Fazer, fazer, fazer
Quando Raduan Nassar lançou Lavoura arcaica, foi logo consagrado como um dos nossos grandes escritores, por sua inventividade linguística. Depois da publicação de seu segundo título, Um copo de cólera (1978), porém, ele anunciou que pararia de escrever. No lugar da literatura, entraram a agricultura e a pecuária: “Mergulhei de cabeça na coisa.” Como ele resume a experiência? “Fazer, fazer, fazer”, diz Raduan.
Lagoa do sino
Da mesma forma como um dia havia se conectado com os livros, Raduan Nassar se conectou com a terra. Dos seus recém-completados 85 anos, pelo menos 30 foram dedicados à fazenda Lagoa do Sino, no sudoeste de São Paulo, onde se refugiou desde o início dos anos 1980, quando, em suas palavras, “mandou a literatura para o espaço”. “Nossa como eu trabalhei naquilo”, comenta orgulhoso no vídeo.
Tábua da salvação
“Eu encontrava na escrita uma espécie de tábua de salvação.” Após abandonar a escrita, Raduan Nassar interrompeu seu hiato somente na década de 1990, quando publicou Menina a caminho (1997), reunião dos contos “Menina a caminho”, “Aí pelas três da tarde”, “O ventre seco”, “Mãozinhas de seda” e “Hoje de madrugada”. Sua produção literária foi curta, mas seu impacto perdura.
Festa dos 85!
Carneiro e carne de sol com manteiga de garrafa. Enquanto não é possível realizar uma grande festa para comemorar seus 85 anos, Raduan Nassar relembra com a jornalista e escritora Marilene Felinto o cardápio e, mais importante, antigos encontros com amigos como Lula e Ariano Suassuna, no penúltimo vídeo da série em sua homenagem.
Saúde!
“Por um futuro melhor!” Encerrando a série em homenagem aos seus 85 anos, Raduan Nassar brinda com Marilene Felinto e Luiz Fernando Carvalho, que registraram este encontro. Viva Raduan!