Conheça os espaços parceiros

Conheça os espaços parceiros

O CIRCUITO POESIA NO CENTRO é uma ação que envolve livrarias e instituições culturais da região central de São Paulo. A convite da Megafauna, cinco livrarias, uma biblioteca, dois museus e duas unidades do Sesc montaram uma programação em torno de poesia que se preste, a um só tempo, a divulgar seu espaço e sua curadoria e também a fomentar as mais diversas expressões desse gênero literário. Trata-se de uma proposta de ocupação do centro da cidade a partir da poesia. Haverá oficinas, encenações, leituras e debates. Participam desta primeira edição as livrarias Eiffel e Lovely House (as duas na República), Simples (Bela Vista), Gráfica e Sentimento do Mundo (ambas em Santa Cecília), e também o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Bela Vista), o Sesc Consolação (Vila Buarque), a Biblioteca Mário de Andrade (República), o Museu da Língua Portuguesa (Centro Histórico) e o Museu Judaico de São Paulo (Bela Vista).

Clique aqui para saber mais informações sobre as oficinas e como participar


Livraria Eiffel

Com acervo dedicado à arquitetura, urbanismo e design, a Livraria Eiffel fica localizada na Praça da República, no Edifício Eiffel, marco arquitetônico do centro. Ela vai ser o ponto de partida da caminhada poética Andar entre palavras: 50 anos do “Poema sujo”. Coordenada pelos poetas Josoaldo Lima Rêgo e Tarso de Melo, a oficina realizará uma leitura coletiva do poema de Ferreira Gullar ao longo do percurso, que passará pelas livrarias participantes do Circuito Poesia no Centro. A atividade conta com o apoio do Círculo de Poemas.

10/05, às 10h
(Duração prevista: 4 horas)
Saída da Praça da República, 183
República


Livraria Gráfica

A Livraria Gráfica é um espaço voltado para a cultura do livro. Sua curadoria gira em torno de processos editoriais, produção gráfica e história do livro. O espaço recebe a oficina Poesia impressa: oficina de produção gráfica, com a editora Cecilia Arbolave, que se propõe a apresentar formatos, materiais e técnicas usadas em publicações de poesia. Na semana prévia e durante o Festival Poesia no Centro, a Banca Tatuí dará destaque a uma seleção de obras de editoras e artistas gráficos independentes voltadas para a poesia. Haverá publicações de Riacho, Grafatório, Castanha Mecânica, Impressões de Minas, Quelônio, Polvilho Edições, Negalilu, Imprenta Rescate, Coagulaccionar e outros projetos de diversas regiões do Brasil e da América Latina.

13 e 14/5
19h-21h30
Rua Barão de Tatuí, 509
Santa Cecília


Lovely House

Localizada na Galeria Metrópole, a Lovely House é uma casa de livros dedicada à pesquisa, publicação e divulgação de livros de arte, com ênfase em fotografia. O espaço recebe a oficina Para ver poesia: foto, palavra e zine, com a artista visual Juliana Monteiro, que prevê a edição coletiva de um zine, com poemas e fotos, a ser impresso em risografia.

5, 6, 7 e 8/5
19h-21h
Galeria Metrópole
Avenida São Luís, 187, 1º andar, sala 30
República


Sentimento do Mundo

Com nome em homenagem ao poema e livro de Carlos Drummond de Andrade, a livraria Sentimento do Mundo tem acervo focado em literatura contemporânea. O espaço receberá o evento Poesia brasileira hoje e ontem, que contará com a participação dos poetas Mar Becker, Isabela Bosi, Eve Negreyrah, Tomaz Amorim e André Nogueira para uma leitura cruzada de seus poemas e de seus poetas de referência. A mediação é de Reynaldo Damazio.

10/5, às 15h
Rua Barão de Tatuí, 496
Santa Cecília


Livraria Simples

A Livraria Simples é um ponto de encontro de frequentadores e moradores do bairro da Bela Vista. O espaço vai receber a Oficina de poesia falada, com os poetas Lirinha e Luiza Romão. A atividade prevê dois dias de oficina com alunos do CEDO – Centro Educacional Dom Bosco, e no terceiro dia, uma apresentação aberta ao público.

Apresentação no Mercadinho da Simples:
10/5, às 10h
Rua Rocha, 416
Bela Vista


Biblioteca Mário de Andrade

Comemorando 100 anos em 2025, a Biblioteca Mário de Andrade é a maior biblioteca pública de São Paulo. Com curadoria de seus próprios bibliotecários, o espaço recebe a exposição A poesia do mundo em São Paulo,  que reunirá obras marcantes, de diferentes vozes e expressões poéticas da poesia brasileira e latino-americana. 
12/05 a 15/06
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
República


Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

O Centro de Pesquisa e Formação é a unidade do Sesc que articula produção, formação e difusão de conhecimento. Durante o festival, o CPF recebe a oficina de tradução Poesia & poeta: traduzir com quem escreve, com a poeta alemã Uljana Wolf e o poeta e professor de literatura alemã Matheus Guménin Barreto. A oficina gira em torno da tradução coletiva de poemas, que depois serão reunidos em uma plaquete a ser distribuída no festival.

13, 14 e 15/5
18h30-21h30
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista


Museu Judaico de São Paulo

O Museu Judaico de São Paulo apresenta a diversidade de expressões da cultura judaica em diálogo com o contexto contemporâneo e brasileiro. O espaço recebe a conversa A poesia na escuridão, que rememora os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, aproximando Primo Levi e Paul Celan, dois poetas atravessados pela guerra. Com a escritora Noemi Jaffe, a poeta Prisca Agustoni e o cientista político Renato Lessa.

10/05, às 11h
Rua Martinho Prado, 128
Bela Vista


Museu da Língua Portuguesa

Localizado na Estação da Luz, marco histórico da cidade de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa celebra a língua como elemento fundamental e fundador da cultura. O Museu recebe a apresentação A poesia de César Vieira e o Teatro Popular União e Olho Vivo, com Aninha Batucada, Artur Nicolau, Cesinha Pivetta, Danila Gonçalves, Gil Carlos Teixeira, Luciana Baltazar e Thiago Nogueira.

10/05, às 11h
Praça da Luz, s/nº
Centro Histórico


Sesc Consolação

Sede do Teatro Anchieta, o Sesc Consolação é uma unidade do Sesc tradicionalmente vinculada ao teatro experimental. O espaço recebe a oficina É por isso, senhores, que estou aqui: tentativas de explodir um poema em cena, com a poeta Adelaide Ivánova e as diretoras-atrizes Mirella Façanha e Nash Laila. A oficina propõe um processo coletivo para adaptação do livro Asma, de Adelaide Ivánova, para o teatro e culminará em duas apresentações durante o festival.

Oficina: 6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16/05
18h30-21h30
Apresentação no Sesc Consolação: 17/5, às 20h
Rua Dr. Vila Nova, 245
Vila Buarque


Voltar para a página inicial