
Festival Poesia no Centro
O Festival Poesia no Centro nasce com dois desafios: por um lado, possibilitar o debate e a leitura de poetas contemporâneos, colaborando com a difusão da poesia; por outro, chamar a atenção para as organizações culturais dedicadas ao livro no centro de São Paulo, incentivando uma caminhada literária pela região.
A ideia de dedicar uma programação inteira a esse gênero literário vem, é claro, do interesse que a Livraria Megafauna tem por poesia, e também da convicção de que a produção brasileira vive um momento importante, com projetos e autores de grande inventividade, obras que nos permitem refletir sobre questões atuais.
A primeira edição do festival começa com o programa CIRCUITO POESIA NO CENTRO, realizado em diversas livrarias de rua e centros culturais do centro de São Paulo ao longo da primeira quinzena de maio. Com essa ação, buscamos estreitar a parceria entre polos culturais da região e expandir perspectivas sobre a poesia, além de lançar luz sobre organizações que, cada qual à sua maneira, se dedicam ao livro e à literatura no centro da cidade. Nossa aposta é de que cada um desses espaços pode ampliar a percepção das diversas formas de poesia.
Nos dias do festival, entre 16 e 18 de maio, as mesas apresentadas no PALCO do Cultura Artística incluem autores que compõem um retrato diverso da poesia feita nos dias de hoje: abriremos o PALCO com o consagrado Francisco Alvim, receberemos alguns dos grandes nomes brasileiros da atualidade, além de autores vindos da Alemanha, da Argentina, dos Estados Unidos, da Irlanda e de Portugal, encerrando com Luz Ribeiro e Carol Dall Farra, representantes da cena slam.
No terceiro eixo da programação, o MEGAFONE, convidamos a poeta Bruna Beber para a curadoria de um programa que responde à chamada aberta do festival, e que também inclui alguns convidados especiais. Recebemos cerca de duzentas inscrições, tanto de poetas de diversas regiões do Brasil como de países como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Peru. A programação do MEGAFONE acontecerá no salão à direita do foyer do Cultura Artística.
O Festival Poesia no Centro tem seu desfecho com uma pequena itinerância pelo Rio de Janeiro, onde a Janela Livraria receberá alguns dos convidados para uma série de quatro encontros.
A primeira edição de um festival traz a bem-vinda sensação de que tudo é permitido, própria da página em branco. Ao longo dos dois anos em que nos pusemos a pensar em cada detalhe desses dias de poesia, a encontrar um caminho próprio, a desenhar uma programação que correspondesse ao que a livraria vem trilhando desde que abriu suas portas, imaginamos uma miríade de festivais. E então chegamos a esta programação, que tem o timbre exato da Megafauna. Que venham dias de encontros e livros, e também de música, letra e dança. E que sejam os primeiros de muitos. É tempo de poesia.
Bom festival!

