Buscar
0

Aquarela do Plazil

Por Gustavo Pacheco

14 de setembro de 2023
Compartilhar

Bráulio Garrazazuis Bestianelli, Segundo-Sarnento das Forças Mamadas do Plazil, é um pautriota. Casado com uma mulher sessenta anos mais jovem, seu sonho é ocupar o Palácio do Cacete e, para isso, lança-se candidato a presidente pelo Partido Armamentista Ufanista (PAU). Seu slogan: “Vamos passar pano nos problemas pra limpar o Plazil!”. Quando uma jornalista lhe pergunta sobre a composição de seu futuro ministério, ele responde: “Uma mulher num ministério equivale a dez homens! (Palmas da plateia) Por isso a proporção de ministros será 90% masculina e 10% feminina, pois não devemos esquecer que o Palácio do Cacete é uma casa, e toda casa de bem precisa de um toque feminino para prosperar”.

Isso lembra algum governante que você conhece? Calma, não tire conclusões apressadas. Bráulio, o personagem-título do engraçadíssimo e sagaz O presidente pornô (Companhia das Letras, 2023), foi inspirado não em um, mas em vários nomes da política brasileira: Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Fernando Collor, Itamar Franco, até Hermes da Fonseca, todos esses e muitos outros contribuem com seu quinhão para a orgia literária criada por Bruna Kalil Othero. Nossos desvarios não começaram ontem, eles vêm de longe, e saber disso torna ainda mais nervosas as nossas risadas durante a leitura.

Um conhecimento amplo e detalhado do folclore político nacional é um pré-requisito essencial para escrever um romance como esse, mas não é suficiente; a graça de O presidente pornô está sobretudo em sua forma delirante e despudorada, que faz com que os leitores e leitoras se debrucem sobre o passado do Brasil como “cientistas malucos sob o efeito de psicotrópicos tropicais”, conforme diz a advertência no início do livro. Na melhor tradição porno-satírica do Brasil, e no extremo oposto do realismo comedido da maior parte da ficção brasileira contemporânea, Bruna Kalil Othero escreveu um livro carnavalesco, excessivo, bizarro, hilário e cheio de putaria. Gregório de Matos, Hilda Hilst e Zé Celso ficariam orgulhosos.

Em uma avaliação impagável no site de uma conhecida livraria virtual, uma leitora deu apenas uma estrela ao livro, dizendo: “É apenas uma sucessão de descrição de sexo que adultos já conhecem, mesmo que não pratiquem”. Certamente vai ter gente que vai concordar com ela, o que é uma pena; como sabemos, o conservadorismo moral, o político e o estético costumam andar juntos, e eventuais implicâncias com a libertinagem desenfreada podem impedir alguns leitores e leitoras (especialmente os que não praticam) de desfrutar desse livro tão divertido e tão inteligente.

Quando Carlos Lacerda foi preso logo depois do AI-5, decidiu protestar fazendo greve de fome. Seu irmão foi visitá-lo na prisão e o convenceu a parar o protesto com esse argumento decisivo: “Você quer fazer Shakespeare na terra da Dercy Gonçalves?”. O presidente pornô está aqui para nos lembrar que, para o bem e para o mal, vivemos na terra de Dercy Gonçalves; e que, se a nossa história não é nem nunca foi o que gostaríamos, isso não deveria nos impedir de, sempre que possível, relaxar e gozar.

© Maria Mazzillo

Gustavo Pacheco é escritor, tradutor e codiretor da  revista Granta em língua portuguesa. Seu livro de contos Alguns humanos (2018) ganhou o prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. Traduziu para o português obras de Roberto Arlt, César Vallejo, Julio Ramón Ribeyro e Patricio Pron.

Livros relacionados


Outros textos do autor

Quero ser André Sant'Anna

27 de outubro de 2023
Ver mais

De como o pecado, além de todas as suas outras virtudes, ainda produz bons livros

4 de outubro de 2023
Ver mais

Elogio da perturbação

27 de agosto de 2023
Ver mais

Quadros de uma exposição

30 de julho de 2023
Ver mais

Sem um pouco de ficção não dá para viver

2 de julho de 2023
Ver mais

Histórias do agora (para serem lidas agora)

4 de junho de 2023
Ver mais

Um contista valente

7 de maio de 2023
Ver mais

Um balaio de sonhos

9 de abril de 2023
Ver mais

É melhor não caçar sozinho

12 de março de 2023
Ver mais