Livros
no Centro
A Megafauna nasce com a proposta de ampliar a ideia de livraria como um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo.
Aberta em novembro de 2020, a Livraria Megafauna é coordenada por um grupo de profissionais ligados ao meio editorial e literário e tem a proposta de expandir a ideia de livraria. Estabelecendo-se como espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo, a Megafauna valoriza o livro, os livreiros, o leitor e sua relação com a cidade.
A primeira unidade da Megafauna está localizada no térreo do Copan, um dos edifícios mais icônicos do centro de São Paulo. A arquiteta Anna Ferrari, valorizando o projeto arquitetônico original, reativou a passagem da livraria para a galeria do prédio e sublinhou a relação do local com a cidade, ao optar por amplas portas, com fácil circulação entre a rua e o interior do prédio.
A segunda unidade, aberta em 2024, está localizada no térreo do Cultura Artística, um espaço já consagrado na vida cultural paulistana. Após 16 anos de portas fechadas devido a um incêndio que destruiu parte de sua estrutura, o imóvel, inaugurado em 1950, reabriu após uma intensa reforma, com uma nova disposição e um novo rol de atividades, das quais a Megafauna faz parte.
Um dos diferenciais da Megafauna é a escolha de seu acervo. Pautando-se pela busca de diversidade e qualidade, a curadoria dos livros se guia a um só tempo pela variedade de editoras – das pequenas casas aos grandes grupos – e pela escolha de títulos que contribuam para ampliar a perspectiva crítica, em consonância com a proposta de fazer da Megafauna um espaço de diálogo e reflexão.
Porque a livraria é um espaço de conversa, os lançamentos feitos na Megafauna são sempre acompanhados de leitura ou de debate. Além disso, a programação de conversas gira em torno de temas tão variados como ciência, literatura, política ou psicanálise.
Da programação, destaca-se o projeto das temporadas, em que, ao longo de 3 meses, um tema anima uma seleção de livros, debates e dicas. Com curadores convidados ou da casa, as temporadas são feitas de forma a também valorizar a seleção de livros e a diversidade de autores e assuntos.
Das vitrines voltadas para a rua à maneira como os títulos serão expostos; da seleção de livros que compõem o catálogo e que prioriza não seu apelo comercial, mas a bibliodiversidade e a relevância das edições escolhidas, aos espaços para palestras e apresentações; da forma como é feito o Instagram e o canal no Youtube a este site, todo o projeto foi pensado em detalhes e tem, sempre, os livros no centro.