Descrição
Parte da prosa autobiogra´fica de Marina Tsveta´ieva (1892–1941), “O diabo” foi publicado primeiramente em Paris, em 1935, no nu´mero 59 da “Sovremiennye zapi´ski” (“Notas contempora^neas”), importante revista litera´ria da emigrac¸a~o russa na Franc¸a que funcionou de 1920 a 1940 e reuniu escritores como Andrei Bie´ly, Ivan Bu´nin, Nadiejda Teffi, Vladi´mir Nabo´kov.”O diabo” reconstro´i em prosa as lembranc¸as de Marina Tsveta´ieva de si mesma menina (ate´ seus sete anos): “Na~o vou falar daquilo que na~o aconteceu, pois a u´nica finalidade, o u´nico valor desses escritos esta´ em sua identidade com o passado, na coincide^ncia consigo mesma daquela meni- na, reconhec¸o-o, esquisita, mas que existia”.No entanto, o texto na~o e´ “apenas um quadro vivo de sua infa^ncia, mas a interpretac¸a~o mitologizada de sua vocac¸a~o poe´tica”, como escreveu ?nna Kamie´nskaia. A obra traz as impresso~es ambi´guas, sensuais, sensoriais, litera´rias e pluriculturais da figura do diabo para Tsveta´ieva. O Mycha´ty (como ela o chamava), que vivia no quarto de Vale´ria, sua meia-irma~, e´ dual e paro´dico: “Um de meus primeiros medos secretos e dos terri´veis segredos de crianc¸a (de minha infa^ncia) era: ‘Deus-Diabo!'”. Na~o por acaso o texto tem a epi´grafe “Diabo liga com crianc¸a”, uma expressa~o russa que denota atrac¸a~o de diferentes.
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