Cursos
Modos de ver: a poesia expandida nas Américas
Com Patrícia Lino
Datas: 26/8 a 16/9, às segundas-feiras
Horário: das 19h às 22h
Local: Livraria Megafauna
Valor: R$ 400,00
A poeta, ensaísta e professora de poesia e cinema Patrícia Lino ministrará curso sobre a poesia nas Américas. A partir da análise expandida de diversos autores(as) norte e sul-americanos, como Oswald de Andrade, Mary Ellen Solt, Pagu e Ulises Carrión, entre outros, Patrícia propõe três ideias centrais: a) a
criação da infraleitura, um novo tipo de ensaio intermedial, performático e anticolonial que se desdobra na expansão das faculdades corporais da própria ensaísta; b) a coincidência entre a intermedialidade e a prática antropofágica no desenvolvimento do fazer das vanguardas brasileiras e americanas; c) e, finalmente, a reabilitação tanto do estatuto híbrido de certos trabalhos literários canônicos quanto de trabalhos esquecidos ou ostracizados pela crítica. Além dessas ideias, os quatro encontros do curso também corresponderão à criação de outros tipos de poema – poema-olho; audiovisual; sonoro; tridimensional; performático ou comestível.
Certificados serão emitidos apenas se solicitados. Para isso, é preciso que a/o aluna/o tenha pelo menos 75% de presença no curso. Importante: o certificado não é validado pelo MEC.
Os inscritos no curso terão 20% de desconto nos livros da bibliografia que estiverem à venda na Megafauna. Solicite o seu cupom de desconto ao realizar a inscrição.
Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: comunica@livrariamegafauna.com.br
Bibliografia:
Andrade, Oswald de. Primeiro caderno do aluno de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Barbara, Julieta. Dia garimpo. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.
Barros, Lenora de. Relivro. Rio de Janeiro: Automatica Edições, 2011.
Campos, Augusto de. Viva vaia: poesia 1949-1979. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.
Cendrars, Blaise. Diário de bordo. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Editora 34, 2022.
Elkin, Lauren. Flâneuse. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Fósforo, 2022.
Nobrega, Gustavo. Poema/processo: uma vanguarda semiológica. São Paulo: WMF/Galeria Superfície, 2017.
Pagu. Autobiografia precoce. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Perloff, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Piqueira, Gustavo. Mestiços: primeiros cruzamentos entre texto, imagem e objeto nos livros do modernismo brasileiro v. 4. São Paulo: Lote 42, 2019.
Sontag, Susan. Contra a interpretação. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Sobre Patrícia Lino:
Patrícia Lino é poeta, ensaísta e professora associada de poesia e cinema na UCLA, nos Estados Unidos. Entre seus livros, videopoemas, traduções e experiências sonoras constam, por exemplo, Vibrant hands (2019), Manoel de Barros e a poesia cínica (2019), O kit de sobrevivência do descobridor português no mundo anticolonial (2020), Aula de música (2022), A Ilha das afeições (2023) e Barriga ao alto (2023). Seu trabalho foi publicado e apresentado em mais de 8 países e pode ser encontrado no site: http://patricialino.com.